Quais profissionais trabalham dentro do consultório odontológico no Japão e como adquirir licenças.
Muitos profissionais estrangeiros que se mudam para o Japão, deixam para trás suas profissões certos de que pode ser impossível atuar novamente em suas áreas aqui no Japão.
Porém, conhecer como funciona as leis e regras locais pode ajudar a abrir novas possibilidades e se adaptar às limitações.
À seguir vamos falar um pouco sobre a estrutura na área Odontológica japonesa.
Conteúdo
Auxiliar odontológico 歯科助手 しかじょしゅ
É papel do auxiliar de dentista atender o paciente na recepção e se encarregar de tarefas diversas, como a limpeza do equipamento de tratamento, e você pode fazê-lo sem nenhuma qualificação especial.
O trabalho de um assistente dentário é dividido em várias tarefas:
[Trabalho de recepção]
Cuida da recepção dos pacientes que chegam ao consultório do dentista para exame médico. Executa várias tarefas, como verificação de cartões de seguro e bilhetes de exames médicos, solicitação de preenchimento de questionários e contabilidade após exames médicos.
[Trabalho de auxiliar]
Auxiliares de dentistas e higienistas dentais também são trabalhos de auxiliares de consultórios dentários. Trabalha em pé com o paciente e se comunicando com ele.
Além de preparar o equipamento necessário para o tratamento odontológico, limpar e esterilizar o equipamento utilizado no tratamento e entregar o equipamento ao dentista e higienista dental em tempo hábil, apoia o bom andamento do tratamento. Em alguns casos, também pode acalmar um paciente que está nervoso no exame. Além disso, o ato de colocar a mão na boca do paciente é um ato de tratamento e não pode ser feito por um auxiliar de dentista.
[Trabalho de preparação de recibos]
Um “recibo médico (declaração de honorários médicos)” é uma declaração a apresentar às seguradoras (municípios, associações de seguros de saúde, etc.) para despesas médicas diferentes das suportadas pelo paciente. Dependendo da clínica odontológica onde você trabalha, preparar a declaração é uma das tarefas.
Como o trabalho de auxiliar de dentista é altamente especializado e exige precisão, o valor como auxiliar de dentista aumentará quando você se acostumar com o trabalho de fazer recibos.
[Atividades proibidas]
A prática médica por um assistente de dentista é proibida por lei. A remoção da placa bacteriana e do tártaro e o ensino da escovação com escova de dentes também são considerados ilegais. Outras coisas que os assistentes dentários não devem fazer são:
- Desgastar os dentes
- Injeção de anestesia
- Radiografia
- Restaurações
- Remoção de cimento
- Ajustar a mordida
- Aplicar flúor
- Tirar o molde dos dentes
Não é possível tirar um molde de dente, mas é permitido manipular o material de impressão para tirar um molde de dente. Na imagem de raios-X, você pode se envolver nas configurações. Se você não conhece os limites entre a prática médica, obtenha instruções do seu dentista ou higienista dental. Se violar a lei, será penalizado mesmo que o assistente dentário não o reconheça como ilegal.
O sistema de emprego para assistentes odontológicos não se limita a funcionários em tempo integral, mas pode ser usado em uma variedade de estilos de trabalho, como empregos de meio período. Você pode se adaptar de forma flexível ao seu estilo de vida e, mesmo que fique em branco devido ao casamento ou ao parto, é atraente poder trabalhar novamente.
Além disso, muitas clínicas odontológicas exigem reservas, por isso os horários das consultas são fixos. Assim, é possível equilibrar o trabalho doméstico e o cuidado dos filhos, e é possível continuar trabalhando de forma estável por muito tempo.
Ao contrário dos higienistas dentários, os assistentes dentários não requerem qualificações especiais e podem conseguir um emprego mesmo que sejam inexperientes. No entanto, as qualificações também podem ser vantajosas na contratação.
As qualificações dos assistentes dentários são apenas as qualificações de organizações privadas, como “especialistas assistentes dentários”, mas se você tiver essas qualificações, poderá trabalhar imediatamente.
O trabalho de um assistente dentário requer a capacidade de responder de forma flexível. Altas habilidades de comunicação também são necessárias para interagir com muitos pacientes que têm ansiedade odontológica. Além disso, ao interagir com dentistas e higienistas dentais, existem muitos termos técnicos, portanto, você deve estar disposto a aprender ativamente.
Você adquirirá altas habilidades de comunicação através da interação com dentistas, higienistas dentais e pacientes. Você poderá construir uma carreira como assistente de dentista aprendendo o comportamento do ponto de vista da outra pessoa e de um trabalho altamente especializado.
Pode ser difícil adquirir conhecimento especializado, mas uma vez adquirido, será um conhecimento vitalício para seu trabalho futuro. Mesmo que haja uma pausa por conta do casamento ou no parto, esse conhecimento não é perdido.
Oportunidades para assistentes dentais estão se expandindo. Os empregos são estáveis e você poderá trabalhar por muito tempo.
Existem diversos cursos online com exame para adquirir licença de auxiliar de dentista. Os cursos é de curta duração e tem como grade curricular:
[Tipo B2]
- Conhecimento de auxiliar de dentista
- Educação Geral
- Introdução à clínica odontológica
- Situação odontológica
- Visão geral do seguro social
- Trabalho de recepção
- Assuntos relacionados ao escritório
- Prática de seguro social
- Segurança médica
- Resíduos industriais
- Processando informação
Total de Horas 40
[TipoB1]
- Conhecimento de auxiliar de dentista
- Educação Geral
- Gerenciamento de manutenção
- Introdução à clínica odontológica
- Método de desinfecção
- Trabalho em equipe
- Visão geral do seguro social
- Situação odontológica
- Segurança médica
- Resíduos industriais
- Processando informação
Total de Horas 52
[Tipo A]
- Conhecimento de auxiliar de dentista
- Regulamentos relacionados
- Termos odontológicos
- Introdução aos fundamentos odontológicos
- Visão geral da clínica odontológica
- Método de desinfecção
- Morfologia do dente
- Como manusear instrumentos e materiais médicos
- Orientação de saúde bucal
- Limpeza e manutenção
- Trabalho de escritório relacionados ao seguro social
- Assuntos relacionados ao trabalho de escritório
- Organização dos filmes de raios-X
- Treino prático
- Segurança médica
- Resíduos industriais
- Processando informação
Total de Horas 420
Se você trabalha como assistente de dentista em tempo integral, a renda média anual é de cerca de 3,03 milhões de ienes, o salário mensal é de cerca de 250.000 ienes e o salário inicial é de cerca de 200.000 ienes. Olhando para a distribuição salarial, há uma diferença de 2,72 milhões de ienes para 8,08 milhões de ienes. O valor do salário parece mudar dependendo da área em que você trabalha, seu local de trabalho e suas habilidades. O salário médio por hora para trabalhadores de meio período é de 1.005 ienes.
*Fonte:参考:求人ボックス 給料ナビ|歯科助手の仕事の年収・時給・給料情報(https://xn--pckua2a7gp15o89zb.com/%E6%AD%AF%E7%A7%91%E5%8A%A9%E6%89%8B%E3%81%AE%E5%B9%B4%E5%8F%8E%E3%83%BB%E6%99%82%E7%B5%A6)
Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.
Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.
Higienista dental 歯科衛生士 しかえいせいし
Dentistas e higienistas dentais são profissões jurídicas e não podem ser contratados sem qualificações.
Os deveres dos higienistas dentais são definidos por uma lei chamada “Lei do Higienista Dentário”, que é dividida aproximadamente nos três deveres a seguir.
[Medidas preventivas odontológicas]
O trabalho típico do tratamento preventivo odontológico é verificar a condição das gengivas e dentes, determinar se existem cáries e aplicar um medicamento para prevenir cáries na cavidade oral. Também podemos realizar a remoção do tártaro.
[Orientação de saúde bucal]
O exemplo mais conhecido de orientação em saúde bucal é a “orientação sobre escovação dos dentes” realizada em jardins de infância e escolas de ensino fundamental. Além disso, a orientação de higiene bucal para idosos patrocinada por instituições de assistência a idosos e governos locais também é uma das tarefas importantes dos higienistas dentais.
Aliás, são muitos os casos em que higienistas dentais que trabalham em centros de saúde são responsáveis pela orientação de saúde bucal, bem como higienistas dentais que trabalham em clínicas odontológicas.
[Assistência odontológica]
Muitas pessoas associam a imagem principal de um higienista dental com a assistência ao dentista.
Esse tipo de trabalho é chamado de assistência odontológica, e não é exagero dizer que é o principal trabalho dos higienistas dentais nas clínicas odontológicas.
Os conteúdos específicos do trabalho incluem explicar detalhadamente o procedimento e o conteúdo do tratamento ao paciente e realizar a sucção como suporte para o dentista .
Além disso, limpar a superfície dos dentes como etapa de pré-tratamento e fornecer orientações e explicações à sala de raios X também são auxílios na prática odontológica.
[Atividades proibidas]
O trabalho que um higienista dental não deve fazer é, em uma palavra, “trabalho que só pode ser feito por um dentista”. Especialmente na assistência odontológica, é necessário ter cuidado, pois pode violar a lei se você não entender uma linha clara.
Abaixo estão alguns exemplos típicos de que tipo de trabalho está fora do escopo dos higienistas dentais.
- Extração de dente
- Desgastar os dentes
- Cortar as gengivas
- Anestesia de injeção
- Restaurações
- Radiografia
A propósito, foi mensionado “orientação e explicação para a sala de raios X” como exemplo do trabalho de auxiliar no tratamento odontológico, mas embora o higienista dental possa se preparar para a fotografia de raios X e explicar ao paciente, o trabalho em si (ato de apertar o botão) não é possível.
Além disso, existem dois tipos de anestesia para alívio da dor no tratamento odontológico: anestesia de superfície, na qual um medicamento é aplicado na superfície das gengivas, e anestesia, em que o medicamento é injetado na gengiva.
Os higienistas dentais podem lidar com a anestesia de superfície, mas deve-se ter cuidado, pois a anestesia por injeção só pode ser realizada por um dentista.
Aliás, o trabalho que um higienista dental não deve fazer é chamado de “ato absoluto do dentista” e, em qualquer caso, deve ser feito apenas por um dentista.
Por outro lado, ações como a remoção do tártaro e a aplicação de anestesia na superfície são chamadas de “ações do dentista relativas” e só são permitidas quando instruídas pelo dentista ou sob a supervisão do dentista.
Portanto, tenha em mente que só porque um higienista dental pode lidar com o trabalho não significa que isso pode ser feito apenas pelo julgamento do higienista dental.
Higienistas dentais profissionalmente qualificados estão em uma escassez crônica de recursos humanos em todo o país, e não há muitas clínicas odontológicas que possam pagar.
Portanto, mesmo que o trabalho esteja fora do escopo de um higienista dental, pacientes e médicos podem pedir ajuda.
No entanto, no caso improvável de um higienista dental trabalhar fora do escopo, você pode ser acusado de violar a Lei do Higienista Dental.
É importante ter uma compreensão adequada do escopo de trabalho do higienista dental para que tal situação não ocorra.
(1) Existem vários locais de trabalho.
O local de trabalho mais comum dos higienistas dentários é a clínica dentária, hospitais, municípios e instituições de seguro de cuidados de longa duração, e há vários locais para trabalhar.
A proporção de vagas de emprego para candidatos a higienistas dentais em 2018 é extremamente alta em 21,0 vezes, indicando que muitas clínicas odontológicas estão procurando higienistas dentais.
Há tantas opções quanto há empregos, então você pode escolher um local de trabalho que mais lhe convier.
(2) Você pode trabalhar em qualquer lugar do Japão.
Dependendo da sua profissão, se você se mudar devido ao casamento, poderá ter dificuldade em se deslocar e poderá ter que sair, ou pode ser difícil encontrar um novo emprego na mesma ocupação.
No entanto, se você for um higienista dental, poderá encontrar um emprego mesmo em seu novo endereço, pois existem 68.791 clínicas odontológicas em todo o Japão.
Um dos pontos fortes dos higienistas dentais é que eles podem continuar trabalhando por muito tempo, mesmo que o ambiente mude.
(3) Você também pode melhorar sua vida privada.
Higienistas dentais geralmente não têm turnos noturnos.
Muitas clínicas dentárias terminam a sua prática por volta das 19:00. Se você tiver uma emergência, poderá trabalhar horas extras, mas não durará até meia-noite. A razão pela qual o horário de trabalho é estável é que muitas clínicas odontológicas oferecem consultas com hora marcada.
Há muitos dias de folga aos domingos e feriados e durante a semana, por isso é fácil fazer um agendamento privado, como tirar feriados consecutivos usando feriados pagos.
(4) Pode ser continuado após o casamento e o parto
Uma das razões pelas quais os higienistas dentais são uma profissão popular para as mulheres é a facilidade de retornar ao trabalho . Mesmo se você deixar o emprego por casamento ou parto e ficar em branco, ainda poderá receber apoio para voltar ao trabalho.
Atualmente, metade dos que atuam como higienistas dentais trabalha meio período. Dessa forma, as mães idosas equilibram o trabalho com a família, os cuidados com os filhos e os cuidados de longo prazo. Um higienista dental é um trabalho que pode durar uma vida inteira de acordo com seu estágio de vida.
(5) É um trabalho muito atraente.
Em um questionário para higienistas dentais, mais de 80% dos entrevistados responderam que o trabalho dos higienistas dentais vale a pena . Além disso, a atratividade do trabalho é “é uma qualificação nacional e pode ser continuada por toda a vida”, “é um trabalho altamente especializado” e “pode contribuir com as pessoas e a sociedade”.
Fonte:
- ※1 『平成28年衛生行政報告例(就業医療関係者)の概況(https://www.mhlw.go.jp/toukei/saikin/hw/eisei/16/dl/kekka2.pdf)』厚生労働省, 2018.
- ※2 『歯科衛生士養成教育に関する現状調査(http://www.kokuhoken.or.jp/zen-eiky/publicity/file/report_h30.pdf)』一般社団法人 全国歯科衛生士教育協議会, 2018.
- ※3 『医療施設調査(https://www.mhlw.go.jp/toukei/saikin/hw/iryosd/m18/dl/is1801_01.pdf)』厚生労働省, 2018.
- ※4 『平成27年歯科衛生士の勤務実態調査報告書(https://www.jdha.or.jp/pdf/h27-dh_hokoku.pdf)』公益社団法人 日本歯科衛生士会.2017,
Os higienistas dentais atuam principalmente em clínicas odontológicas e hospitais, mas para apoiar a saúde bucal e os cuidados bucais ao longo de suas vidas, creches / jardins de infância, escolas, centros de saúde / centros de saúde municipais, empresas e cuidados de enfermagem se espalhou amplamente para o comunidade, como unidades de saúde para idosos e lares.
Mais e mais pessoas estão fazendo dos higienistas dentais seu trabalho vitalício.
(1) Uma vez que você possui qualificações nacionais, é vantajoso para o reemprego mesmo se você deixar temporariamente seu emprego devido a casamento ou parto.
(2) Expandir seu campo de atuação acumulando experiência e melhorando sua carreira
(3) O número de higienistas dentais recrutados está aumentando ano a ano.
Nos últimos anos, a importância da gestão da saúde bucal em áreas especializadas como “odontologia para deficientes”, “odontologia geriátrica” e “cuidados domiciliares” está aumentando.
A Japan Dental Hygiene Association realiza vários treinamentos de certificação para que possamos contribuir para cada campo especializado. Um certificado é emitido para higienistas dentais que são reconhecidos como tendo conhecimentos e habilidades avançadas em práticas de negócios .
Ao adquirir uma qualificação certificada de higienista dental, você poderá almejar uma progressão na carreira no caminho que deseja seguir e poderá expandir seu campo de atividade como higienista dental.
Veja abaixo “Fontes de informação para certificações de Higienista Dental”
Se você trabalha como higienista dental em tempo integral, a renda média anual é de cerca de 3,70 milhões de ienes, o salário mensal é de cerca de 310.000 ienes e o salário inicial é de cerca de 250.000 ienes.
*Fonte:参考:求人ボックス 給料ナビ|歯科助手の仕事の年収・時給・給料情報(https://xn--pckua2a7gp15o89zb.com/%E6%AD%AF%E7%A7%91%E5%8A%A9%E6%89%8B%E3%81%AE%E5%B9%B4%E5%8F%8E%E3%83%BB%E6%99%82%E7%B5%A6)
Fontes de informação para certificações de Higienista Dental:
Leis e regras nacionais para atuação como Higienista Dental
Escolas de formação de Higienista Dental
Processo de validação de diploma formados no exterior
Escola de Japonês
Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.
Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.
Cirurgião(ã) Dentista 歯科医師 しかいし
“Os dentistas devem contribuir para a melhoria e promoção da saúde pública, prestando atendimento odontológico e orientações de saúde, e zelar pela vida saudável das pessoas”, conforme estipulado na Lei do Dentista. É um trabalho para melhorar a saúde de todo o corpo por meio de tratamento odontológico. Com foco no tratamento de cáries e doenças periodontais, realiza ortodontia para corrigir o alinhamento dos dentes, odontologia estética para deixar os dentes bonitos e tratamento de implantes para fazer dentes artificiais. Além do tratamento odontológico, os dentistas também cobrem o tratamento de todas as doenças relacionadas à boca e à língua e o tratamento de doenças da mandíbula. Atualmente, quando se diz que há um excesso de dentistas, um número crescente de dentistas em áreas especializadas, como odontopediatria e especialistas em doenças periodontais.
Para oferecer o melhor tratamento, devemos ter um profundo conhecimento de cada paciente. Portanto, o aconselhamento é o primeiro passo em qualquer tratamento. Vamos ouvi-lo com o máximo de detalhes possível sobre seus problemas bucais, sua condição de saúde e sua vida diária, e faremos um plano de tratamento. Por exemplo, mesmo com um tratamento para cárie dentária, existem várias diferenças dependendo do método de tratamento selecionado, como a aparência após o tratamento, quanto tempo dura o tratamento e se a recorrência da cárie dentária é improvável. Portanto, decidiremos o método de tratamento que o paciente pode entender, mostrando várias opções sobre como proceder com o tratamento, os materiais a serem usados, o custo, o número de tratamentos e assim por diante. O aconselhamento pós-tratamento também é uma tarefa importante. Na odontologia atual, a ideia da odontologia preventiva, que é “proteger” ao invés de “curar” os dentes, está se tornando popular. Vamos ensiná-lo a escovar os dentes e fazer um plano para limpar os dentes no consultório do dentista.
Para um dentista que trabalha em uma clínica odontológica geral, as principais tarefas são o tratamento de cáries, doenças periodontais, outras doenças dos dentes e gengivas e remoção de tártaro. Muitos dentistas têm muita experiência e se especializam em ortodontia e odontologia estética, mas quando você é apenas um dentista, provavelmente se encontrará nesses tratamentos primeiro. O tratamento da oclusão também é uma tarefa importante para os dentistas. Uma malha ruim não apenas faz com que seus dentes caiam ou vacilem, mas também faz com que você sofra de dores de cabeça e ombros rígidos devido à má postura, e você pode se sentir mal por um longo tempo. Quanto mais você ouve as pessoas dizerem: “Eu tinha muitos ombros rígidos e passei por tratamento manipulativo, mas uma vez que corrigi a mordida, não precisei passar por tratamento manipulativo”. Quando se trata de hospitais universitários, além desses tratamentos, também existem dentistas envolvidos em tratamentos avançados, como cirurgia de ressecção de câncer bucal e reabilitação da função oral.
Nos últimos anos, um número crescente de clínicas odontológicas está se concentrando em odontologia preventiva, como instruções de escovação, aplicação de flúor e remoção de tártaro. Acima de tudo, na odontopediatria, é um papel importante dos dentistas manter a saúde dos dentes das crianças, como tratar cáries de bebês, verificar o crescimento e alinhamento dos dentes e prevenir cáries e doenças periodontais.
Há muitos dentistas que se tornam médicos e especialistas em ortodontia certificados e se especializam em ortodontia. Usando um aparelho ortodôntico, aplique força nos ossos dos dentes e mandíbula (queixo) e mova-o lentamente, e faça os dentes limpos para que se encaixem adequadamente com o mau alinhamento e oclusão dos dentes. A má oclusão é uma condição na qual os dentes dos maxilares superiores e inferiores não se encaixam adequadamente, a má oclusão causa várias doenças e disfunções, por isso a ortodontia tem um papel importante na remoção disso. O período de uso do aparelho ortodôntico é de cerca de um ano e meio a dois anos e meio, mas o acompanhamento continuará por vários anos mesmo após a remoção do aparelho, então você terá que passar muito tempo com o paciente.
O tratamento odontológico estético é um tratamento odontológico que agrega uma perspectiva de “beleza” ao tratamento realizado na odontologia normal. O objetivo é criar uma boca saudável e bonita, limpando os dentes brancos, limpando o alinhamento dos dentes e melhorando a cor das gengivas para uma bela cor rosada. Os tratamentos incluem limpeza para remover pigmentos e tártaro na superfície do dente, clareamento para clarear a cor dos próprios dentes e facetas laminadas com cobertura cerâmica para limpar os dentes. O número de mulheres dentistas tem aumentado nos últimos anos, mas pode-se dizer que o aumento de mulheres dentistas está relacionado com o aumento da procura pela odontologia estética.
O tratamento com implantes é um método de tratamento no qual uma raiz de dente artificial é inserida no osso maxilar para substituir o dente perdido e um dente artificial é criado no dente artificial para restaurar a oclusão. O dentista irá realizar a cirurgia para implantar o implante. Aproximadamente 50 anos se passaram desde o primeiro tratamento de implante no Japão, e gradualmente se espalhou pelo mundo. O número de casos de tratamento com implantes que podem não apenas restaurar a função mastigatória, mas também restaurar a beleza da aparência continua a aumentar, e espera-se que continue a aumentar no futuro.
Existem alguns exames odontológicos que são estipulados por lei. Começando com um check-up odontológico de 1 ano e 6 meses, os dentistas escolares continuam a fornecer check-ups odontológicos durante o ensino obrigatório. Uma das tarefas importantes de um dentista é a conscientização sobre a boca, como orientação alimentar e orientação de escovação, por meio de exames odontológicos.
Um dentista que recebe uma solicitação da polícia e coopera na confirmação da identidade de um corpo não identificado é chamado de dentista da polícia. Ao confirmar a identidade de um corpo que foi significativamente danificado devido a um desastre de grande escala, acidente, incidente, etc., a condição dos dentes e da boca (* achados dentários), registros médicos e radiografias ao receber atendimento odontológico tratamento antes da vida, etc. Vou esclarecer minha identidade comparando-a. Mesmo após o Grande Terremoto do Leste do Japão, muitos dentistas estavam envolvidos no trabalho de verificação de identidade. A expertise do dentista também pode contribuir para a sociedade.
(1) Existem vários locais de trabalho.
Pelo fato de obter a licença nacional, é possível abrir uma clínica própria, trabalhar em clínica de terceiros, em hospitais, e diversos órgãos de saúde que a especialidade se aplique. É uma gama ampla de atuação em todo o território nacional.
(2) Você pode trabalhar em qualquer lugar do Japão.
Dependendo da sua profissão, se você se mudar devido ao casamento, poderá ter dificuldade em se deslocar e poderá ter que sair, ou pode ser difícil encontrar um novo emprego na mesma ocupação.
No entanto, se você for um dentista licenciado, é possível trabalhar em todo o território nacional, sendo a recolocação no mercado de trabalho muito mais fácil e estável.
(3) Você também pode melhorar sua vida privada.
Muitos dentistas especializados alternam as clínicas onde trabalham, podendo trabalhar em 2 clínicas ou mais, o que traz muito mais flexibilidade de horário. Para aqueles que são donos de clínica própria, também fica a critério do dentista as datas e horários que a clínica estará em funcionamento.
[Tem a aspiração de absorver novas tecnologias]
A tecnologia médica está avançando e evoluindo dia a dia. Casos que até ontem eram considerados incuráveis agora podem ser tratados. A pesquisa em medicina regenerativa usando células iPS e células-tronco também está em andamento, e pode chegar o momento em que “os dentes permanentes não duram toda a vida”. Para absorver novas técnicas de tratamento, é essencial reunir informações participando de conferências acadêmicas, palestras e operações ao vivo. Pode-se dizer que o tipo de pessoa que busca tecnologia com aspirações é adequado.
[Habilidades de comunicação para o tratamento adequado]
Enquanto você trabalhar como dentista, muitos vão lidar com pacientes. Atualmente, a tecnologia avançou e os métodos de tratamento tornaram-se diversos. É necessário se comunicar com o paciente, determinar que tipo de tratamento a pessoa está procurando, decidir sobre um plano de tratamento e convencer o paciente. Muitos pacientes “não gostam de dentistas”, então uma das aptidões importantes é poder cuidar para que essas pessoas possam receber tratamento sem sentir resistência.
[Habilidades manuais]
Uma vez que é necessário tratar com um instrumento em uma boca estreita, é necessária destreza para tocar os dentes a serem tratados com precisão. Uma vez que um dente foi raspado, ele não pode ser restaurado, por isso é essencial ser cuidadoso e focado em realizar um trabalho detalhado com precisão.
[Bom poder de gestão e confiança]
Se você iniciar uma empresa e se tornar proprietário de uma empresa, será necessário ter o poder de gerente. Para que muitas pessoas conheçam o consultório do seu dentista, você precisa estar aberto e ter conhecimento sobre dinheiro. Além disso, uma clínica odontológica não pode ser estabelecida apenas por um dentista. A fim de facilitar o tratamento dos dentes de um grande número de pacientes, é necessário obter a colaboração de assistentes dentários, higienistas dentários e técnicos dentários que confeccionam próteses dentárias. É difícil fazer todo o tratamento, gestão de dinheiro e gestão humana, mas pelo contrário, também é muito gratificante, por isso, se você se interessa por várias coisas e pode gostar de odontologia, pode-se dizer que é indicado para médicos .
(1) Uma vez que você possui qualificações nacionais, é vantajoso para o reemprego mesmo se você deixar temporariamente seu emprego devido a casamento ou parto.
(2) Expandir seu campo de atuação e especialização acumulando experiência e melhorando sua carreira.
Para se tornar um dentista, você precisa obter uma licença de “dentista” de qualificação nacional. Depois de se formar no ensino médio, você pode se qualificar para o exame nacional graduando-se no departamento de odontologia da universidade ou na faculdade de odontologia (ambos têm 6 anos). Depois de passar no exame nacional de dentista e ter mais de um ano de formação clínica, pode finalmente trabalhar como dentista. A taxa de aprovação do exame nacional em 2016 foi de 63,6% (anunciado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência * 109º em 2016), e o nível de dificuldade está aumentando ano a ano devido ao número excessivo de dentistas. Muitos titulares de licenças de dentista encontram emprego em hospitais ou clínicas odontológicas.
Uma licença de dentista é necessária para trabalhar como dentista. O Exame Nacional de Dentista é apenas um exame escrito e é realizado uma vez por ano em fevereiro por dois dias. Como política do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, o padrão de aprovação do exame nacional para dentistas foi elevado a fim de reduzir o número de dentistas que tendem a ser excesso de oferta. Além disso, a taxa de aprovação dos diplomados tende a ser inferior à dos recém-licenciados, e a taxa de aprovação dos diplomados em 2016 caiu para 47,4% (a taxa de aprovação dos novos diplomados é de 72,9%). Diz-se que a taxa de aprovação continuará a diminuir, e a necessidade de limitar o número de exames está sendo discutida. Parece que o atalho para um dentista é estudar muito enquanto frequenta a escola e passar no exame quando você se formar.
[Graduação]
Há um total de 29 universidades com cursos de formação de dentistas, incluindo 11 universidades nacionais, 1 universidade pública e 17 universidades privadas. Todos são sistemas de 6 anos, começando com o aprendizado de assuntos básicos para aprender sobre todo o corpo, e a partir do 5º ano, o treinamento clínico será realizado realmente presencialmente com os pacientes. O currículo e o treinamento prático são exclusivos para cada universidade, por isso é importante considerar cuidadosamente o que você deseja aprender nos seis anos. A taxa de matrícula para a graduação difere entre as universidades nacionais e públicas em cerca de oito vezes, e as universidades privadas exigem cerca de 18 a 30 milhões de ienes. Portanto, as universidades nacionais e públicas tendem a ser populares.
≪Universidades Federais e públicas≫
Devido às mensalidades, as escolas públicas de odontologia e odontologia estão ganhando popularidade. Existem 12 universidades em todo o país, e cada universidade se esforça para desenvolver dentistas com conhecimento médico avançado e habilidades excepcionais por meio de seu próprio currículo. Em 2016, a taxa de aprovação no 109º Exame Nacional de Cirurgiões-Dentistas foi de 83,1% para os recém-formados e 76,4% para todos, superior à das universidades privadas. No entanto, há uma grande diferença na taxa de aprovação, dependendo da universidade. Além disso, cada universidade tem seu próprio hospital, e cada hospital tem diferentes temáticas de tratamento e pesquisa. Quando você se torna um dentista, é uma boa ideia considerar o que você realmente quer fazer ao escolher uma universidade.
≪Universidades Particulares≫
Existem 17 escolas particulares de odontologia em todo o país. A escola de odontologia mais antiga do Japão é uma universidade particular, e há muitas universidades conhecidas com tradições. Em 2016, a taxa de aprovação do 109º Exame Nacional de Odontologia foi de 68,1% para recém-formados, 59,1% no total, inferior à das universidades nacionais e públicas, mas é a mais alta entre todas as 29 universidades, incluindo universidades nacionais e privadas .Há também um resultado que a taxa de aprovação foi alta nas universidades privadas. Além disso, alguns dentistas citam a existência de uma associação de ex-alunos bem unida como uma grande vantagem para aqueles que se formaram em uma escola particular de odontologia. A consciência de solidariedade está se fortalecendo a partir da profissão de dentista, e parece que a associação de ex-alunos está realizando ativamente oficinas e atividades de ajuda mútua. Além disso, haverá chance de aprendizado mesmo após a graduação, pois pesquisas sobre tratamentos avançados serão realizadas no hospital conveniado.
[Exame Nacional de Dentistas]
≪Data do Exame≫
Uma vez por ano durante 2 dias
≪Local do Exame≫
Hokkaido, Prefeitura de Miyagi, Governo Metropolitano de Tóquio, Prefeitura de Niigata, Prefeitura de Aichi, Prefeitura de Osaka, Prefeitura de Hiroshima, Prefeitura de Fukuoka
≪Qualificações de exame≫
Pessoas que foi graduado pelo departamento de odontologia ou universidade de odontologia (incluindo graduação em perspectiva), etc. Aproximadamente 30% das perguntas são feitas sobre doenças como dentes, polpa e tecidos periodontais, e cerca de 50% são feitas sobre doenças da mandíbula e cavidade oral, e o número total de questões é de 365 usando o método da folha de marcas.
◇ Taxa de aprovação/geral: 63,6%, Recém-formados: 72,9%, Já graduados: 47,4% (FY2016, 109th)
* Anunciado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar
[Especialidade]
Depois de receber uma licença de dentista, você pode se qualificar como especialista, atendendo aos critérios de vários anos de treinamento clínico, apresentação de dissertação e pesquisa, apresentação de caso, participação em palestras, etc. e aprovação no exame. Existem várias qualificações de especialistas, como especialistas em cirurgia dentária e oral, especialistas em doenças periodontais, especialistas em odontopediatria, especialistas em anestesia dentária e radiologistas dentários, que são anunciados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. No mundo de hoje, onde se diz que há um excesso de dentistas, o aprofundamento do conhecimento sobre doenças e casos específicos, a aquisição de habilidades e a elevação de títulos como “○○ especialistas” e “○○ médicos certificados” sobreviverá como dentista.
[Qualificações concedidas a uma licença de dentista]
Uma vez que você tenha uma licença de dentista, você receberá automaticamente as seguintes qualificações:
- Gerente de higiene alimentar / pessoa que gerencia a higiene de alimentos e aditivos que requerem consideração de higiene na fase de fabricação ou processamento na instalação
- Engenheiro de inspeção de higiene / instituições médicas, como hospitais, realizam várias inspeções Engenheiro/ gerente de higiene / pessoa responsável pela melhoria da higiene do ambiente de trabalho e medidas preventivas de doenças, etc., quem gere a higiene geral do local de trabalho.
- Técnico de laboratório clínico, consultor de saúde ocupacional, especialista em suporte de cuidados, etc.
[Treinamento Clínico]
A partir de abril de 2006, um ano ou mais de treinamento clínico foi exigido após a obtenção da licença de dentista. Através deste treinamento clínico, você adquirirá o conhecimento, as habilidades e a capacidade de se comunicar suficientemente com os pacientes como dentista. Se você não se envolve em nenhum tratamento médico, como em uma posição de pesquisa, não precisa passar por treinamento clínico.
A renda de um dentista varia de pessoa para pessoa. De acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a renda média anual de homens e mulheres é de cerca de 6,55 milhões de ienes, mas é difícil dizer que reflete a situação real devido ao pequeno número de amostras. Olhando para cada faixa etária, é cerca de 4,3 milhões de ienes para pessoas na faixa dos 20 anos, cerca de 6,5 milhões de ienes para pessoas na faixa dos 30 anos e cerca de 10 milhões de ienes para pessoas na faixa dos 40 anos, mas este é apenas um valor médio e, na realidade, , a renda é grande dependendo da pessoa. De acordo com o “White Paper on Dentistry (2013 Edition)” publicado pela Japan Dental Association, cerca de 20% dos dentistas praticantes têm uma renda anual de 3 milhões de ienes ou menos, e cerca de 20% deles têm uma renda anual de 30 milhões ienes ou mais. Não se pode dizer incondicionalmente, mas parece que não há dúvida de que a diferença de renda anual será muito afetada pela diferença de capacidades tecnológicas. A maioria dos sistemas salariais dos médicos que trabalham são salários fixos + incentivos para suas próprias vendas mensais, portanto, o volume de vendas que eles fazem está diretamente relacionado à sua renda anual. Além disso, se você se tornar um praticante, além de suas habilidades técnicas, seu senso de gerenciamento afetará muito sua renda anual.
[Salário Médio e Rendimento anual]
Salário médio 517.700 ienes / Salário anual aprox. 6,55 milhões de ienes* Método de cálculo do salário anual: Salário em dinheiro (517.700 ienes) x 12 meses + bônus anual e outro salário especial (337.500 ienes)
* Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar De “Salário 2015 Estrutura Pesquisa Estatística Básica”
* Salário mensal dos dentistas que trabalham em estabelecimentos de 10 ou mais homens e mulheres Total (idade média: 38,2 anos, média de anos de serviço: 5,9 anos, jornada regular de trabalho: 172 horas, Excesso de jornada real de trabalho: 5 horas)
[Residência Clínica]
Para se tornar um dentista, é necessário um ano ou mais de treinamento clínico após a obtenção de uma qualificação nacional. Durante o período de treinamento clínico, você trabalhará como estagiário clínico em um hospital/clínica designado como centro de treinamento, mas o salário durante esse período é de apenas 120.000 a 150.000 ienes e 200.000 ienes. Existem muito poucos hospitais e clínicas que o excedem. A maioria dos hospitais e clínicas proíbe o trabalho em meio período durante o período de treinamento clínico, portanto, parece necessário pensar antecipadamente no que fazer com as despesas durante esse período.
[Especialização]
A maioria dos salários dos médicos que trabalham são baseados em comissões. A porcentagem da comissão varia de acordo com a clínica odontológica, mas parece que muitas vezes gira em torno de 20% das vendas mensais. Se você tiver técnicas mais superiores e especializadas do que outros dentistas e puder ter muitos pacientes que realizam tratamento odontológico total, como odontologia preventiva e odontologia ortodôntica, isso levará a um aumento de renda.
[Fundos de Abertura de Negócio]
Em geral, existe uma imagem de “dentista = alta renda”. Certamente, mesmo no “White Paper on Dentistry (2013 Edition)”, a renda média anual de um dentista praticante é de cerca de 12 milhões de ienes, o que é maior que a renda média anual de uma empresa geral, e se você tiver sucesso como dentista, você terá uma renda anual considerável. No entanto, abrir um novo negócio exige cerca de 40 a 50 milhões de ienes, portanto, mesmo que você seja jovem e tenha uma alta renda anual, pode dizer que é o dinheiro que precisa investir em si mesmo no futuro.
“Excesso de dentistas” frequentemente vistos nos noticiários. Recentemente, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar acaba de compilar uma estimativa de que haverá um excesso de cerca de 14.000 dentistas em 2029. Como não há idade para aposentadoria, o número de pessoas que possuem licença de dentista está aumentando, por isso diz-se que o problema do excesso de dentistas não será facilmente eliminado, considerando o declínio da população no Japão como um todo. No entanto, o trabalho do dentista de “proteger a saúde bucal” nunca desaparecerá. Está ficando claro que o funcionamento saudável dos dentes e da cavidade oral apoia a saúde geral, incluindo a atividade mental, e a importância da odontologia no esporte. Além disso, o número de idosos que necessitam de tratamento odontológico está aumentando constantemente. É imprescindível que seja exigida a melhoria da saúde geral por meio do tratamento odontológico, e a área de atendimento médico domiciliar e odontologia esportiva, que visa melhorar o desempenho dos atletas, crescerá significativamente no futuro.
[Tipo de Tratamento]
Existem dois tipos de odontologia: “tratamento de seguro” onde o valor é definido no país e “tratamento médico particular” onde a clínica odontológica pode decidir o preço de forma independente. O nível de tratamento que os pacientes exigem dos dentistas, como tratamento de implantes e odontologia estética, aumentou nos últimos anos, e o número de tratamentos especializados que vão além do escopo do “tratamento de seguro” está aumentando de acordo com as necessidades. Um certo número desses “tratamentos médicos particulares” são necessários para garantir as vendas nas clínicas odontológicas. Claro, é possível ganhar uma renda estável mesmo com “tratamento de seguro”. Como as necessidades de atendimento odontológico dos pacientes estão se tornando mais sofisticadas e diversificadas, fornecer tratamento de seguro com base em um plano de tratamento odontológico adequado, mantendo uma comunicação suficiente com os pacientes e prevendo o prognóstico de forma confiável. Se a doença puder ser curada, ela será apoiada pelo paciente. Seja “tratamento médico particular” ou “tratamento de seguro”, se você puder fornecer um tratamento cuidadoso que atenda às necessidades dos pacientes, poderá obter uma alta renda e, se não puder fazê-lo, será eliminado pelas clínicas odontológicas vizinhas.
[Crescimento de demanda]
Com a taxa de natalidade em declínio e o envelhecimento da população, é claro que a demanda por odontologia domiciliar para idosos aumentará. No atendimento odontológico domiciliar, são realizados não apenas o tratamento odontológico geral e ajuste de próteses, mas também os cuidados bucais. A partir de vários resultados de pesquisas, tornou-se conhecido que a higiene bucal reduz a taxa de pneumonia. Além disso, está se tornando claro ano a ano que a doença periodontal e o diabetes estão intimamente relacionados. Ir diretamente à clínica tem muitos pontos de segurança adicionais, e existem algumas diferenças dependendo do conteúdo do tratamento, mas se o mesmo tratamento for dado, a recompensa pelo tratamento domiciliar é cerca de três vezes maior do que a do tratamento na clínica. Diz-se que o número de dentistas domiciliares não é suficiente, então é provável que haja muitas oportunidades nessa área.
[Área Esportiva]
Um jogador de futebol profissional sentiu dor nos dentes quando estava cabeceando e a precisão do cabeceamento foi reduzida. Ele tinha sintomas de cárie e pulpite, então, quando foi tratado, sua dor de dente desapareceu e ele marcou muitos gols de cabeça. Este é apenas um exemplo, mas a odontologia está se tornando cada vez mais importante no esporte. A “Lei de Bases Desportivas” que entrou em vigor em 2011 também estipula a “odontologia” e a “promoção e esclarecimento dos efeitos do uso de protetor bucal”. A odontologia esportiva é necessária para tratar cáries, ajustar a mordida e usar um protetor bucal para evitar traumas causados pelo esporte e obter maior desempenho. Alguns dentistas trabalham como parte da equipe médica da equipe profissional. O campo da odontologia esportiva provavelmente se tornará cada vez mais interessante no futuro.
[Técnicas Avançadas]
O número de cáries em crianças diminuiu para cerca de um quinto nos últimos 30 anos devido ao progresso do esclarecimento sobre a prevenção de cáries, a disseminação dos hábitos de escovação dos dentes e a disseminação de cremes dentais contendo flúor. Com o aumento do número de clínicas odontológicas voltadas para a odontologia preventiva, é possível que o número de dentes que precisam de tratamento diminua consideravelmente. Por outro lado, como resultado do aumento do trabalho de escritório, o estresse é aplicado e os tratamentos para distúrbios da articulação temporomandibular causados por bruxismo e problemas de oclusão estão aumentando. No futuro, será necessária cada vez mais tecnologia superior, como tratamento de mandíbula e medicina regenerativa.
[Dentistas Mulheres]
Em 31 de dezembro de 2014, o número de mulheres dentistas informadas é de 23.428, o que representa 22,5% do total. Embora a indústria odontológica ainda seja predominantemente masculina, a proporção de mulheres está aumentando ano a ano.
* Os números são do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar “Pesquisa Médico/Dentista/Farmacêutico 2014”
Fontes de informação para certificações de Dentista:
Leis e regras nacionais para atuação como Dentista
Escolas e Universidades de Dentista
Processo de validação de diploma formados no exterior
Escola de Japonês
Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.
Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.